segunda-feira, 29 de janeiro de 2018

Aprendei Com Os Acontecimentos






Aprendei com os acontecimentos

por André Fischer

O desaparecimento das ilusões é hoje um fenômeno geral.
Mostra-se em todos os setores, de modo que não se podem alcançar as metas estabelecidas. Um véu turvo de desesperança se estende aos poucos sobre todos os povos, e as declarações, que os seus governantes apresentam após as suas reuniões, esforçam-se em vão para esconder a impotência dos governos.

A crise, iniciada há meio século, persiste e estende-se cada vez mais. A paz foi perdida, a terra envenenada, os equilíbrios naturais quebrados.
Que lição vós, seres humanos, tirais destes acontecimentos?
Dificilmente pensais nisso!
Em vez de investigar as causas lógicas de vosso infortúnio crescente, tentais apenas a fuga cega para frente. Produzir mais, organizar mais, consumir mais, armar mais, prometer mais, essas são as únicas soluções das mais inteligentes de vossas cabeças! Portanto, para diante, com velocidade máxima na estrada esburacada, até que se alcance a terra prometida, ou, o que é mais provável, até que o veículo inteiro se quebre.

E vós bem sabeis pelo vosso próprio corpo, que lá, onde há febre, também há uma inflamação, onde há dores, há uma congestão, onde há fraqueza, existe uma perda de força.
Também sabeis como enfrentar essas situações, quer seja cortando a febre, anestesiando a dor, instigando a fraqueza, ou, eliminando a inflamação, desfazendo a congestão ou suspendendo a perda de força. Além do mais, também sabeis muito bem que o primeiro método traz apenas alívio passageiro e que somente o segundo, ainda que um pouco mais trabalhoso e mais demorado, leva à verdadeira cura.

No entanto, por que utilizais tão pouco o segundo método para a vossa saúde, e nunca para os sofrimentos da humanidade?
Por que discutis dias inteiros sobre o desemprego, a segurança social ameaçada, o risco de guerra, sem procurar ao menos uma vez revelar as profundas e verdadeiras causas dos infortúnios, para eliminá-los?
Não sois mais capazes de pensar mais profundamente?

Não quereis reconhecer, apesar da universalidade da lei da causa e do efeito, que também a vossa queda, que está se efetuando, tenha também sua causa lógica?
Sim, é assim!
Não admitis que vós temeis o esforço necessário para compreender, que o vosso modo de pensar atual está orientado para a crítica e para o egoísmo, não mais para o aprofundamento, para a lógica verdadeira e natural, e que, apesar das centrais nucleares e dos vôos ao espaço, vós não possuis o saber da elevada lei da vida, que rege a ordem e a ascensão.

Vede: essa lei da vida soube fazer surgir, de uma matéria densa e pesada, florestas verdejantes e campos floridos! E seria para ela muito fácil, transformar o vosso inferno em um paraíso, se vós apenas quisésseis deixá-la atuar em vós.

Para isso, porém, deveríeis renunciar à vossa pretensão de dominação e procurar colocar vossas aptidões não a serviço de vós próprios, mas da ordem universal!
A humildade e a generosidade para com tudo formam o caminho para o saber da Criação e para a paz mundial, não, porém, o orgulho e o egocentrismo.

Assim como vós exterminais os insetos quando ameaçam as vossas colheitas, assim exterminar-vos-á a lei da vida, se vós não vos submeterdes finalmente a ela.
Cada um está livre para esperar até que o outro efetue a mudança, ou para tomar a decisão de abrir, já hoje, para si mesmo, o portal para a luz da Verdade e da vida.


Recebido por André Fischer em 08.07.83