sábado, 13 de janeiro de 2018

A Escola do Ser Humano






A Escola do Ser Humano

por André Fischer

numa declaração de André Fischer sobre o fato

Para se ter uma ideia quanto aos propósitos dessa nova forma de aprendizado, conforme didática especial, direcionada propriamente ao espírito humano; em vista de sua originalidade, os esclarecimentos justificados pelo seu próprio fundador facilitam o entendimento sobre esse fato importante para a época atual:

Certa ocasião, quando me encontrava no escritório da administração bastante ocupado escolhendo cartões postais: senti uma presença atrás de mim e um alegre “Bom dia, senhor Fischer” que me obrigou a virar-me! 
Era Abdrushin que me cumprimentou ao ir para o seu escritório! 
Aquela cordialidade, aquela simplicidade calorosa que ele passava sem que eu o visse, refletia bem o que ele era interiormente.
Outra vez, quando eu falava com ele em seu escritório sobre um órgão que ele queria adquirir, ele mudou bruscamente a conversa e disse-me: 

Veja, senhor Fischer, os seres humanos do futuro passarão a metade do dia na escola.”

E a conversa que, a princípio, era sobre o órgão, orientou-se totalmente sobre a formação e o ensino para a humanidade.
Foi apenas mais tarde que compreendi o significado daquela escola, sobre a qual ele havia me falado, sem dúvida intencionalmente. Não de uma escola intelectual, como geralmente a conhecemos, mas de uma escola própria para despertar e promover a espiritualidade humana.

Como surgiu:

A Escola do Ser Humano nasceu das palavras de Abdrushin. 

É uma escola baseada em cursos que despertam as experiências formadoras voltadas ao interior de cada um, a fim de permitir-lhe se aperfeiçoar e progredir sem fim, o que afinal é a finalidade da vida terrena. Este curso foi-me “ditado” pelos grandes guias formadores, e todas as pessoas que o realizaram, reconheceram sua alta conduta e seu valor.
Minha ideia diretriz, despertada por Abdrushin, é a aspiração pelo que é elevado e luminoso, aspiração fundamental da obra humanística e espiritualista inteira de Abdrushin, obra essa que é a base dos meus livros e do meu curso na *Escola do Ser Humano*.

Dois valores presentes na obra de Abdrushin tocaram-me de forma especial:


- a ideia da obrigação fundamental do ser humano, que é o esforço ascendente contínuo;


- há apenas um único caminho, aquele da observação das leis universais da vida.


Portanto, foi o próprio Senhor que me confirmou o projeto de uma grande “Escola do Ser Humano”, que serve à elevação progressiva da espiritualidade humana. De fato, durante uma conversa particular que o Senhor me concedeu no seu escritório no verão de 1937, ele me falou longamente do papel primordial da formação e me disse textualmente:

Os homens do futuro consagrarão uma metade do dia ao seu trabalho profissional e utilizarão a outra para ir à escola!”

Eis o que exprime bem a importância fundamental que o próprio Senhor atribuía à escola, portanto, à formação, ação educativa viva e natural que, bem entendido, segue novos caminhos e não tem nada em comum com a sobrecarga intelectual das escolas do passado.

Como informe complementar sobre o assunto:

Algumas traduções para o português das obras (no total de 80 títulos) de André Fischer – 1911-2010 – se encontram em disponibilidade, sendo que outras mais estão ainda em andamento, no prelo para novas publicações no Brasil. 

Para o momento, o leitor já pode contar com os seguintes itens para leitura:

Vosso Caminho de Ser Humano 
O Livro dos Deveres do Ser Humano
O Aprofundamento na Mensagem
Auto-Reconhecimento
A Chave para a Edificação
 A Obra do Graal, Hoje
O Graal, Coração do Mundo
A Magnificência das Leis Universais

Consultem mais livros sobre o Graal