sábado, 30 de dezembro de 2017

A Sugestão Garantida por Experiência





A Sugestão Garantida por Experiência

de André Fischer...
  
Por sua espontânea atuação liberal em razão da Mensagem do Graal, André Fischer, um dos mais jovens discípulos de Abdrushin na época, reconheceu durante o andamento de seus estudos e pesquisas, diversas propriedades ocultas ao leigo; que somente uma obra Divina, convenientemente Primordial, se edificaria nessas condições determinantes, com essa eficácia como efeito providencial de regeneração para essa humanidade decaída, em cuja sugestão ele aconselha pela melhor forma de renovação espiritual, com efeitos quase imediatos, a leitura dedicada das seis primeiras dissertações da obra: Na Luz da Verdade, de Abdrushin, justamente traduzida de acordo com o texto original, encontrado somente no livro em alemão da edição de 1931, muito especialmente também durante a passagem do ano, que convém experimentar nesta oportunidade.


Vosso caminho de ser humano

por André Fischer

I. Tuas expectativas

Elas vivem em ti, estas expectativas, e elas não te dão descanso. O que elas têm de particular é o fato de que são imperativas, mas vos deixam toda liberdade de pesquisa e de ação.
Tu gostarias de, às vezes, bani-las, julgando-as inoportunas ou irreais. Entretanto as circunstâncias muitas vezes singulares da vida te fazem lembrar-se delas sem cessar, quer seja em um momento de euforia, quer seja em um sentimento de pesar ou de reprovação diante da promessa não cumprida. Não seria, portanto, mais razoável e mais sábio aceitá-las, vê-las como um sinal de tuas possibilidades ocultas, que desejam realizar-se e não querem se deixar sufocar inutilmente?
A busca de uma certa plenitude da personalidade é uma característica humana, quer seja sob uma forma mais materialista ou mais ideal, de acordo com o caso. Que importa! É sempre um chamado para progredir e não para estagnar, um convite para não se apartar da vida e para ficar em contato com os outros, com o grande movimento do Mundo e, talvez, com a Verdade tão desejada e tão difícil de ser descoberta entre a enormidade de mentiras e de desilusões, que nos são oferecidas pelo mundo mui artificial que nos envolve atualmente!
Aceitemos, portanto, nossas expectativas como chamados generosos da vida em nós! Esta vida, não é ela portadora de uma inteligência de milhares e milhares de faces? E ela não merece que lhe depositemos confiança, para que lhe revelemos em simplicidade nossa boa vontade? Teria havido um progresso no nosso planeta, se não tivesse havido pessoas que deram ouvidos às suas expectativas, à sua voz interior, e que as desenvolveram?
Tenhamos, portanto, a coragem de levar em consideração nossas expectativas, naquilo que elas têm de sério e promissor! Então, perguntemo-nos a respeito da maneira que desejamos fazê-las crescer e realizá-las!

II. Numerosas respostas para se verificar! 

Respostas, tanto lisonjeiras como numerosas, buscam-te de toda parte e propõem-te caminhos os mais diversos para orientar tua vida rumo a um futuro de paz e de felicidade. Eis aqui, primeiro, o da política!
Sedutora e reluzente, a política oferece possibilidades concretas para realizar numerosos projetos vivazes na expectativa baseada na alma generosa de uns e outros. Não apenas personalidades grandiosas surgiram deste caminho, mas grandes realizações também lhe são devidas. É por ele que os povos puderam encontrar uma pátria terrena, desenvolver e edificar sua cultura, tomar uma posição na história da humanidade.
A política exige um empenho vibrante por parte dos iniciadores e dos “apoiadores”, muitas qualidades pessoais e um grande poder de escuta, de compreensão e de mediação a favor de uma cooperação pacífica. É-lhes necessário uma forte dose de inteligência, de vontade e de paciência. Não é de se admirar se ela atrai facilmente pessoas que tenham um temperamento forte!
Mas saiba também ver o outro lado da política: ela vem tomando cada vez mais uma conotação bem negativa. Quando a mente toma a liderança, usando seu potencial para tecer intrigas facilitando o sucesso público e também pessoal, a política não é mais uma obra de sabedoria e de alta liderança, mas torna-se um lugar de negócios horrendo!
Infelizmente a política está hoje em dia mui fortemente infestada com a busca pelo poder, de modo que as almas nobres não encontram nem um pouco de satisfação e o povo não vive em paz, mas em um espírito de oposição, de luta, de reivindicação. Isto só gera miséria e sofrimento. Vosso jornal confirma isso todos os dias! Refleti, portanto, duplamente antes de empenhar-te neste caminho!
O domínio da economia é, por sua vez, atraente. Suas portas se encontram abertas a todos que dispõem de uma força para o trabalho, de dinheiro, de vontade empreendedora. Quer seja com a finalidade de produzir ou de repartir os bens da vida, este trabalho permite o contato tanto com pessoas como com os bens naturais e com a própria natureza. Desta forma a economia é uma fonte inesgotável de reflexão, de vivências formadoras, de enriquecimento interior!
Mas, de novo, é necessário refletir seriamente. A imoralidade não se introduziu de forma ampla apenas dentro da economia e da política, mas maliciosamente a economia acabou por dominar cada vez mais a política. Suas palavras eloqüentes sobre globalização não servem de forma alguma à paz e à felicidade, mas conduzem à supremacia de alguns e ao empobrecimento e à escravização das massas. A própria ciência, tão neutra quanto ela deseja se manter encontra-se hoje submissa à economia. Os cientistas sofrem em suas pesquisas, e também têm de ver o uso mercantil que se faz freqüentemente de seu trabalho. Este estado de coisas, confirmado pela degradação da natureza hoje em dia, será que ele pode realmente responder às vossas expectativas? Aquelas dos mais velhos, quanto as dos mais jovens?
Não é de se admirar se certas pessoas se voltam à religião, a fim de buscar o quadro, os princípios, os modelos de uma vida conforme suas profundas aspirações. Aos olhos de seus fundadores, ou segundo seu ensinamento, as religiões visam estabelecer uma relação de respeito entre os seres humanos e a realidade superior que governa o Mundo. Este respeito deve se traduzir por uma vontade de ordem, dentro e ao redor de cada um, de modo que a paz e o que é correto devam reinar de forma totalmente natural dentro e ao redor de cada um.
Como parecem grandes, até sublimes esses princípios, mas é necessário se perguntar o que diz a realidade! Aí temos que constatar que as religiões se combatem ao invés de coordenarem-se, que houve e que continua a haver guerras entre as religiões, que se procura o crescimento do número de adeptos e bem menos o crescimento da nobreza efetiva d'alma. Sendo as religiões provavelmente as instituições mais antigas sobre o planeta, elas devem confessar que, depois de terem trabalhado durante milênios, elas não souberam fazer reinar a paz e a felicidade na humanidade. Será, sem dúvida, necessário uma renovação profunda, mas será que os dogmas intocáveis e aprisionadores permiti-la-ão? Isto é uma expectativa bem difícil de ser satisfeita!
O secularismo *(N.T.: Sistema ético que rejeita toda forma de fé e devoção religiosas, e aceita como diretrizes apenas os fatos e influências derivados da vida presente.), livre de dogmas, bem como de todo o cerimonial, sorri a muitas pessoas. Ele lhes permite adotar e viver segundo princípios nobres da moral ou da ética, respondendo à necessidade de liberdade e da aceitação da responsabilidade. Mas, excluindo a existência de uma realidade superior, o secularismo exclui a existência de um pensamento anterior à ordem imensa reinante no Universo. Considerando, portanto, a vida como uma propriedade da matéria, ele não pode explicar nem a origem, nem a essência. Ele repousa, portanto, sobre uma mentalidade e uma lógica vazias, que levam por fim a um vazio do humanismo real. Ora, o humanismo *(Doutrina que tem por objeto o desenvolvimento das qualidades do homem.), o testemunho vivo do humanitarismo *(Amor à humanidade; filantropia.), é uma expectativa bem profunda da nossa natureza!
Vamos nos refugiar então no egocentrismo? Isto seria a submissão às tendências e aos impulsos de todo tipo, mesmo os mais baixos, às limitações insuportáveis. Isto seria rejeitar todo sentimento, todo amor verdadeiro, todo senso de cooperação e de comunicação, toda dignidade que justifica a presença do ser humano no Universo! Que visão entristecedora!
O engajamento pelo social é um certo portador de humanismo. Se ele é sincero, ele nos preserva dos perigos de todo egoísmo e permite desenvolvimentos magníficos da nossa personalidade. Entretanto, é preciso estar atento para que o social, mal aplicado, não leve a cultivar gerações “dependentes”, que não mais se esforçam por uma caminhada responsável, ativa e normal. Mui freqüentemente, o exemplo dado é também tão eficaz quanto a ajuda material! Portanto, é necessário escolher bem a forma de ajudar.
Há também a voz pessoal da arte, do escritor, do poeta, do escultor, do pintor, do músico. Estas atividades criativas chamam as faculdades mais profundas, tanto as dos próprios criadores como as do público. Elas permitem responder às mais nobres expectativas e aspirações interiores, e elas formam uma ponte viva e promovedora entre as necessidades terrenas e as aspirações a uma realidade mais elevada. Elas exigem coragem para afirmar uma visão ideal do mundo e também de aceitar que mui freqüentemente a arte não sustenta aquele que a pratica!
Como conclusão, após ter revisto os numerosos caminhos para dar forma às nossas expectativas pessoais, temos que constatar que o buscador sincero tem freqüentemente uma grande dificuldade de escolha. Dado ao fato que, em geral, o ser humano de hoje foi bem pouco formado no que diz respeito à voz interior, a qual unicamente permite uma boa escolha, sua dificuldade por decidir seu caminho de vida é bem séria. Também é necessário dizer que a voz interior não usufrui de um grande prestígio do público. Por fim, está claro, em vista da desordem crescente da qual toda humanidade sofre, que nenhum dos caminhos propostos foi suficientemente motivador e nem puderam assegurar a paz e a felicidade dos seres humanos.
Existe, portanto, um outro caminho que tenha força suficiente para auxiliar o ser humano de boa vontade a sair do aprisionamento materialista e elevar-se àquela altura que, em vista da ordem superior e maravilhosa do cosmos, condiz à dignidade da criatura humana?

III. Uma outra resposta, um outro caminho:

que impreterivelmente significa a leitura das seguintes dissertações:







Destino






Vosso caminho de ser humano



RUMO À PAZ,
À FELICIDADE,
AO PROGRESSO
Para responder às vossas expectativas, quer sejam:
POLÍTICAS, ECONÔMICAS,
RELIGIOSAS, CIVIS,
PESSOAIS, SOCIAIS,
... ou outras?
André Fischer
Todos os direitos reservados
Copyright 2000 André Fischer
Título da obra em francês: “Votre chemin d'Homme”



A cada um é dado
encontrar seu caminho
e a resposta
aos seus problemas,
se ele se põe
sinceramente em movimento
para descobri-los!
Conteúdo
I. Tuas expectativas
II. Numerosas respostas para se verificar
·                A política
·                A economia
·                A religião
·                O secularismo
·                O egocentrismo
·                O social
·                A voz pessoal