sexta-feira, 29 de dezembro de 2017

Ascensão





Ascensão

dissertação na íntegra conforme a primeira edição do livro no Brasil em 1934.

por Abdrushin

Abri os olhos, oh! Vós que vos esforçais para o conhecimento; abandonai esse emaranhado que vos entrava!
Pesa sobre vós o lastro inamovível da expiação, a que não podeis fugir nem passar a outra pessoa, lastro que vós próprios acumulais por palavras, atos, ou pensamentos.
Refleti na verdade dessa asserção, porque se fosse por outro modo a Justiça Divina seria uma simples casca sem conteúdo, o que reduziria tudo o mais a ruínas.
Por isso libertai-vos! Ponde imediatamente em prática a decisão de dar um fim a essa necessidade de expiação, porque a vontade sincera conduz à libertação, a vontade para o bem, para o melhor, reforçada pela oração verdadeiramente sentida.
Sem essa vontade sincera e firme para o bem jamais poderá dar-se a expiação. Tudo o que é inferior persistirá, alimentando-se continuamente, o que dará como resultado a necessidade de novas expiações, de forma que isso que se renova nos parecerá um único vício ou sofrimento. No entanto não passa de uma cadeia sem fim, com elos que sucedem sem haver interrupção. Não poderá haver libertação porque sempre a expiação será exigida como necessidade. É como uma cadeia que vos traz presos ao solo, donde o perigo de que vos aprofundeis ainda mais. Por esse motivo decidi-vos logo para as boas ações, oh! Vós que ainda vos encontrais aqui ou quantos, pelo vosso conceito, já se encontram no Além! A boa vontade persistente tem que dar um fim à expiação, não dando, ao que se esforça com boa vontade e com bons atos, motivo para nova expiação. Daí a libertação que conduz à ascensão para a Luz. Ouvi a advertência! Não há outro caminho para vós! Para ninguém!.
Com isso também cada um adquire a certeza de que nunca é tarde demais. Os fatos isolados por certo precisam ser expiados, mas desde o momento em que iniciais com sinceridade o caminho do bem, terá começo a vossa ascensão e afirmais o marco para o fim da expiação de vossas culpas; confiai: esse fim terá de vir. Então podereis entregar-vos com alegria ao trabalho da neutralização das culpas, porque tudo o que vos acontecer contribuirá para a salvação, para que fique mais próxima a hora da libertação.  
Compreendeis agora o valor do conselho de iniciar com todo ardor o caminho dos pensamentos puros e do bem querer?
De não abandonar a empresa em meio, senão persistir com energia? Contribui para elevar-vos! Transforma-vos a vós e ao vosso ambiente. Refleti que a passagem pela Terra é uma curta aprendizagem que não termina com a morte do corpo. Ou tereis morte eterna, ou vida eterna! Felicidade perene ou sofrimento sem fim! Prossiga em seu caminho quem julgar que com o sepultamento terreno está tudo acabado; só conseguirá iludir-se a si mesmo, até que se veja com pavor ante a Verdade... obrigado a começar o caminho do sofrimento! Seu próprio ser, desprovido do invólucro corpóreo, cujo espessamento o contornava como um muro, será então atraído pelos de igual espécie, envolvido e detido.
Será mais difícil e por algum tempo impossível a decisão para o bem e para o melhor, que há de levar-vos à felicidade superior, porque vos encontrais sob as influências do meio onde não há pensamentos luminosos que vos possam amparar e dar incremento. O sofrimento será duplo em tais condições.
Por essa razão o progresso é muito mais difícil do que em se tratando da carne e do sangue, onde o bem e o mal andam a par, o que só é possível pela proteção do corpo terreno porque... a vida terrena é uma escola na qual o “eu” encontra em sua própria deliberação autônoma a possibilidade de progredir. Por isso: decidi-vos! Os frutos de vossos pensamentos vos atingirão, aqui ou além; vós os saboreareis; ninguém escapará da veracidade de semelhante asserção. Do que vos serve diante desta realidade esconder timidamente, como o avestruz, a cabeça na areia? Encarai os fatos com coragem, porque com isso facilitais a empresa, pois aqui é mais fácil progredir. Iniciai logo, mas conscientes de que precisais saldar todo o passado. Não convém seguir o exemplo dos tolos que julgam que a felicidade nos entra imediatamente pela janela. Quantos de vós não tendes uma cadeia enorme a saldar! A demora, porém, redunda em prejuízo próprio porque nada lhes será descontado ou diminuído. Apenas fica tudo mais difícil, ficando a solução impossível talvez por muito tempo. O pensamento de que não devemos perder um só momento lhes deve servir de estímulo porque com o primeiro passo começará para eles a verdadeira vida. Felizes dos que decidem, pois se verão livres, elo a elo, podendo progredir a passos de gigante, cheios de júbilo e de agradecimento até vencer os últimos obstáculos, porque se libertarão.
Não serão afastadas do caminho as pedras que suas ações ruins acumularam como um muro, impedindo-lhes a marcha; pelo contrário, ser-lhes-ão apresentadas cuidadosamente, para que as reconheçam e as vençam visto necessitarem neutralizar todos os erros. Mas será com espanto e admiração que lhes será revelado o amor que os ampara logo que demonstrem boa vontade. O caminho lhes será aliviado com zelo delicado do mesmo modo que as mães quando seus filhos iniciam os primeiros passos. Se há certas coisas no passado que os atemorizam intimamente e que preferiam deixar em esquecimento... eis as em frente! Urge decidir, agir. Visivelmente são forçados a assim proceder; e uma vez encorajados a dar o primeiro passo com a confiança na vitória da boa vontade, desmanchar-se-á o nó fatídico e prosseguirão libertados.
Mal, porém, seja apagada uma das culpas, surgirá outra sob forma diferente, que também reclama a sua parte. E desse modo, serão vencidas as séries que tendiam a angustiá-los e oprimi-los. Sentir-se-ão tão aliviados! O sentimento de leveza que certamente já experimentastes, não é ilusório, mas efeito de um fato real. O espírito assim liberto da opressão subirá fácil e rapidamente segundo a Lei da Gravidade espiritual à região a que por sua própria natureza pertence. E desse modo progredirá constantemente ao encontro da Luz aspirada. As más ações oprimem o espírito e o tornam pesado; as boas ações elevam-no.
Jesus, o grande Mestre, já vos mostrou o singelo caminho que conduz infalivelmente à meta; pois profunda Verdade encerra as palavras: Ama o teu próximo como a ti mesmo.
Com isso Jesus entregou-nos a chave para a Verdade, para a ascensão. Como assim? Com a veracidade da asserção de que o que fizerdes ao próximo fazeis de fato a vós próprios, a vós somente, pois tudo retorna sobre vós, quer bons ou maus efeitos, nesta ou noutra vida. Não há como evitar isso, sendo-vos apontado o caminho mais simples, o caminho das boas ações.
Dareis ao próximo vosso próprio ser, vosso modo particular de existir, e não o que por ventura ofertais, como dinheiro, por exemplo, ou bens. Se assim não fosse ficariam excluídos os pobres; e nesse ser que se dá no convívio com o próximo, nas atenções, no apreço que voluntariamente lhes dispensais, encontra-se o “amor” de que nos fala Jesus, encontra-se também o auxílio que prestais ao próximo, visto tornar-se com isso apto para modificar-se, ou para prosseguir na ascensão fortificado.
As irradiações de retroação vos farão progredir com rapidez. Com elas vos fortificais constantemente, sendo-vos possível, num sussurro de asas, dirigir para a Luz entrevista ao longe...
Tolos os que ainda perguntam: “E que lucro terei eu por modificar-me, abandonando tantos hábitos antigos?”
Trata-se, porventura, de algum pacto comercial que precise ser firmado? Mesmo que o lucro fosse apenas humano, elevando-os a camadas mais altas, já seria apreciável. Mas é infinitamente maior!
Repito: com a resolução do bem querer todos nós afirmamos a pedra final da expiação inevitável.
Ninguém nos poderá substituir. Quem tal fizer marcará um fim calculável a essa necessidade de expiação, o que só por si ultrapassa em valia todos os tesouros do Mundo. Liberta-se dos grilhões a que se ligara. Despertai do sono que enerva!
Despertai, portanto, desse entorpecimento! Libertai-vos da ilusão que vos paralisa a imaginação, de que a libertação por intermédio do Salvador constitui uma carta branca para levar vida descuidada, uma vez que ficais crentes no último momento, que vos converteis e morrereis na fé do Salvador e de sua Obra! Tolos! Esperar da Divindade tanta insuficiência e imperfeição! Seria isso cultivar a maldade! Pensai nisso; libertai-vos!

O conteúdo deste livro como tradução nos conformes da obra original: Na Luz da Verdade escrita por Abdrushin, publicada na íntegra, sem alterações, exclusivamente pela edição de 1931, se deve ao resgate da cópia do primeiro volume em português publicado em 1934, portanto, com aspecto de autêntica raridade para a Mensagem do Graal no Brasil.