quinta-feira, 16 de agosto de 2018

A Saudade Salvadora






A saudade salvadora


por Abdrushin

Uma grande saudade perpassa todos os seres humanos terrenos, que ainda não estão inteiramente perdidos em si: a saudade por libertação de seu espírito!
De como deverá se processar a libertação, ninguém faz uma ideia clara. Todos têm apenas anseio por isso, que, de modo surpreendente, se intensifica cada vez mais.
E estranho: a saudade manifesta-se de tão múltiplas maneiras. Cansaço invade algumas almas, outras sentem uma tristeza, que não podem compreender, muitos se vêem tomados de uma inquietação, que os deixa apreensivos, por outro lado, há também ainda aqueles, que trazem em si o pressentimento de uma grande intuição de felicidade, sem conhecerem um motivo para tal.
Um grande número desses, porém, andam como que aturdidos, tornam-se facilmente susceptíveis, desconfiados, irritados, e em muitas noites agitadas surge-lhes à frente o espectro de uma inferioridade, cuja ridícula inexpressividade os torna desnorteados, o que, por sua vez, os instiga à cobiça por influência e por poder, a fim de preencher essa lacuna que se abre cada vez mais visivelmente.
Quanto mais essa espécie de seres humanos se vê afundar espiritualmente, sem possibilidade de salvação, tanto mais convulsivamente se agarram às aparências! Todo o seu pensar pode aspirar apenas ainda à exterioridade vazia, que é expressa em palavras bombásticas, a fim de, em delírio extenuante de prazeres ou festanças, anestesiar por alguns momentos o sentimento da própria inferioridade, que cada vez mais forte se manifesta.
Nisso, os prazeres nem sempre devem ser procurados somente no modo físico, mas existem também prazeres do errôneo desejo de dominar, na satisfação da avidez pelo poder ou da vaidade, que pode se manifestar sob múltiplas maneiras, desde a brutalidade descontrolada, obstinada, até as mais ridículas brincadeiras, que são consideradas inofensivas, mas que, na realidade, não permanecem inofensivas, quando obstáculos procuram colocar-se no caminho de tais brincadeiras.
Como é notório, todo o pueril contém em si crueldade encerra em si crueldade, logo que se trate de forçar satisfações.
Por fim, em todos esses que afundam, que estão perdidos ao sentirem sua incapacidade, irrompe, então, injustificadamente uma raiva cheia de ódio contra aqueles seres humanos, que ainda trazem em si algo de valor e mostram uma capacidade verdadeira.
A inveja não lhes permite que se unam então a tais seres humanos de modo pacífico, a fim de utilizar as capacidades destes beneficamente, a não ser que antes se submetam à escravidão total.
No entanto, também isso não deixaria em paz os assim fustigados intimamente, porque, a julgar pelos próprios erros, não confiam na palavra do outro e, além disso, ainda receiam também sucumbir rapidamente diante da capacidade desses.
Temem que a capacidade de outrem, no decorrer do tempo, não possa ser ocultada indefinidamente e surja claramente à luz do dia, com o que a sua própria incapacidade evidenciar-se-á tanto mais nitidamente. Isso é o que a vaidade menos pode suportar. Já o pensamento nisso desperta uma revolta, que só pode tramar destruição.
Dessa maneira, o ódio cheio de inveja dos que estão afundando espiritualmente cresce até os mais extremos excessos: até a fúria incalculável e injusta da completa irreflexão: o destino dos tiranos!
Contudo, no rol dessa classe de tiranos não deveis imaginar apenas dirigentes de grandes povos; pois com isso não aponto para determinadas pessoas, nem deverá surgir Nero diante de vós, nem a pior ignomínia da assim chamada cristandade na época das inquisições, hostis a Deus, instituídas pelas igrejas, mas, sim, deveis apenas observar e aprender no presente, a fim de vos tornardes seres humanos espiritualmente livres, como vosso Criador deseja tê-los!
Eu quero, com isso, abrir vossos olhos espirituais; pois o Criador vos fala nesta época através de cada acontecimento, tão claramente como nunca, a fim de amadurecerdes com isso no espírito!
Podeis encontrar tiranos em toda parte, nas profissões, na sociedade e nas famílias! Existem, agora, muito mais do que nunca; pois todos os seres humanos encontram-se no Juízo! Devido a isso, tudo se desenvolve também mais rapidamente e de maneira mais forte do que até agora aconteceu.
Atentai para a época e também para os sinais, que eu vos indico com minhas explicações. Isso vos trará grande proveito, se deixardes tudo chegar à vivência dentro de vós!
Com a descrição eu vos reproduzi a situação da humanidade atual, assim, como ela é hoje, sem que ela mesma o saiba.

(continua)

Dissertação nº 09 – do livro Ressonâncias II