segunda-feira, 14 de agosto de 2017

A Palavra Viva







A Palavra Viva

por August Manz

Deus é eterno e perfeito. Deus é a Vida e Nele está a Verdade, a Palavra. Assim como está escrito no Evangelho de João, no primeiro capítulo:

“No princípio era o Verbo e o Verbo estava junto a Deus e Deus era o Verbo.
Assim era no princípio junto a Deus.” – –

E Sua Palavra, a Verdade Divina, Deus deixou anunciar às criaturas humanas através dos profetas, indicando-lhes assim o caminho para a ascensão em Seu reino luminoso. Mas as criaturas humanas fecharam-se ao sentido mais profundo da Palavra Divina, fazendo dela uma religião do raciocínio. Apenas poucas entre elas pressentiram e intuíram a fagulha da Luz Divina. E por causa destas e de seu anseio, Deus enviou Jesus, Seu Filho intragênito, a elas.





“E o Verbo tornou-se carne e habitou entre nós e nós vimos Sua magnificência, uma magnificência como a do Filho intragênito do Pai, plena de graça e verdade.” –
Mas o número delas era muito pequeno; e assim os presunçosos, com sua crença petrificada, venceram aqueles que se esforçavam por ascender e assassinaram o Enviado da Luz. E Sua Palavra fora deformada e Sua vida espiritual saqueada. A sua maneira. eles procuraram se auto-endeusar e erigir para si um poder de natureza extremamente terrena. E também aqueles que se esforçavam pela Luz não podiam mais encontrar a Verdade novamente, a fim de auxiliar a humanidade para a ascensão.
Por isso o Pai, que impera sobre os Mundos, enviou mais uma vez um Enviado da Luz, o Filho do Homem oriundo de Sua existência Divina, aquele que associou a fagulha Divina com o espiritual, Imanuel, o portador da Luz, o guerreiro de Deus, a Vontade Divina encarnada. – – –
E novamente a Palavra Divina tornava-se carne e habitava entre nós.
Na Palavra, porém, está a Vida e a Vida é a luz das criaturas humanas. É a Luz verdadeira que ilumina todas as criaturas humanas.
Luz Divina e Vida Divina fluem através de Imanuel.
E, por isso, na Palavra, na Verdade que o Filho do Homem revela, encontra-se também a Vida Divina, eterna, imutável e criadora, por isso a Palavra que Ele nos traz é realmente viva.

A Verdade Divina foi trazida novamente pelo Filho do Homem à Terra: - E “Verdade é o eterno imutável!”, assim nos é anunciado, “aquilo que nunca modifica sua forma, mas permanece assim como é desde a eternidade e sempre será como é agora. Portanto, aquilo que jamais pode estar sujeito a um progresso, porque desde o início foi perfeito. A Verdade é “real”, ela “existe”! E unicamente o que existe é verdadeira vida.

Por isso, unicamente aquilo que provém da Verdade é também vivo, tudo o mais está submetido à transformação pela morte. Por esse motivo apenas aquilo que provém da Verdade continuará existindo e tudo o mais perecerá. Por fim, unicamente a Palavra do Senhor que se origina da Luz e da Verdade, continuará existindo, Palavra essa que só pode ser trazida por um Enviado de Deus, O qual se encontra na Luz e na Verdade, portanto, que seja realmente vivo em si! Nenhum espírito humano, nenhum espírito do Além está em condições de realizar isso. Ele não tem nenhuma possibilidade para tanto. Por esse motivo aquilo que se origina da mente humana e é reconhecido pelo espírito humano jamais pode trazer verdadeira vida em si. Permanecem sendo teorias e reconhecimentos, aos quais falta a força da Verdade viva. – –

A Palavra, a Verdade é, portanto, Divina e, por isso, preenchida de verdadeira vida. “Unicamente no Divinal está a verdadeira vida”, assim nos é anunciado. Palavra e Verdade são algo real, existente; é a verdadeira Vida que parte de Deus e sustenta toda a Criação. Talvez se aproxime mais de nossa compreensão se dissermos que a Verdade é a força primordial Divina. Força Primordial que se formou em Palavra de Deus. O ser humano também não pode compreender isso, pois seu espírito de espécie diferente jamais pode compreender o que é Divino, pois ele não pode transpor o limite para o Divinal, nem mesmo com a intuição. Mas o ser humano recebe através disso um pressentimento do eterno poder da Verdade Divina, da Palavra Viva de Deus que domina tudo.

A Palavra Viva – Com Imanuel veio à Criação um raio inalterável da Luz Divina. E, assim, também para a Terra. Luz Divina é vida e unicamente Deus tem a força que reside na Vida. Nós sabemos pela Mensagem que a existência de Deus, da Força, da Luz, portanto, da Vida, por si só, já condiciona as Criações, já que a Luz viva, a Força viva, não pode evitar as irradiações que contêm em si todo o necessário para a Criação.
Mas essas irradiações não são a própria Luz e a própria Vida, mas apenas efeitos naturais da verdadeira Vida Divina. Na Criação não se encontrava, portanto, a própria Vida Divina até Jesus ter vindo, o qual viera como a verdadeira Luz, a fim de iluminar os seres humanos – até a Palavra Viva Divina ter se tornado carne nele. Jesus, porém, voltou novamente para o Pai e junto com ele a Vida Divina que se encontrava nele, a Palavra Viva Divina. “E a mensagem que ele trouxera fora desfigurada e roubada sua vida espiritual.”





“A sublime Mensagem do Filho de Deus,” – assim nos é revelado (Dissertação: “E se Cumpriu...!” , Mensagem Original, 1931) - “já outrora mal compreendida, cada vez mais desfigurada e muitas vezes erradamente interpretada pelos posteriores líderes religiosos, perdera o puro brilho. As trevas estendiam-se novamente sobre todos os países.” –

Nessa escuridão caiu novamente na nossa época, através de Imanuel,o raio da própria Luz e Vida Divina, por meio de Quem a Palavra Divina, a  Palavra Viva, veio aos seres humanos pela segunda vez . De Imanuel irradia Luz e Força Divina e, por isso, a Palavra que Ele anuncia também traz a Vida Divina, a qual pode atuar no ser humano de forma criadora para sua ascensão, através de sua forte e direta irradiação, fortalecendo e soerguendo o que é bom nele.
Contudo, reside unicamente no ser humano individual se esse efeito será de fato alcançado. Pois a força da Palavra Viva pode trazer a salvação e a ascensão à criatura humana, mas igualmente o juízo e a aniquilação. A força da Palavra Viva é atuante, mas a direção para o efeito para o bem ou para o mal é única e exclusivamente o ser humano que determina por meio da espécie de sua existência, por meio da maneira que aceita a Palavra e a põe em prática.
Conhecer a Palavra da Mensagem do Graal, receber bênção e força do Enviado de Deus no selamento, só outorga possibilidades auxiliadoras que apóiam e facilitam a ascensão, contudo, não a realiza para o ser humano individual. Já nas palavras introdutórias da Mensagem está escrito:

“A Mensagem atingirá somente aqueles que trazem aberta em si uma centelha da Verdade e o anseio de se tornarem seres humanos realmente. Para todos esses, então, ela será um luminar e um firme apoio. Sem rodeios, ela abrirá o caminho através da caótica confusão atual.” A Palavra terá de ser o archote, a fim de que encontrem o caminho certo que os leve à almejada altitude.” – – – –

Mas no mesmo local encontra-se também a mesma exigência severa que não pode ser contornada ou substituída por nada:

“Só pode progredir espiritualmente quem se movimenta por si.”  Portanto, depende do ser humano individual fazer com que chegue a pleno efeito em si a Palavra Viva que cria a vida espiritual e tem um efeito desenvolvedor, quando ele cria em seu íntimo, através de seu pensar e agir, o solo da igual espécie – o movimento. Apenas então é que a irradiação da Vida Divina através de Imanuel também pode atuar nele beneficiando e soerguendo realmente. Pois, apenas então sua irradiação estará correta, tornando assim possível um efeito beneficiador da irradiação Divina da Palavra Viva, segundo a Lei da Irradiação e da Atração da Igual Espécie.
Pois apenas o movimento, que é gerado através da adaptação correta às Leis de Deus, gera a irradiação que é capaz de atrair a Luz Divina da Palavra.

De grande significado, no que se refere a isso, são as palavras do Filho do Homem sobre o verdadeiro espírito cristão. Assim, na dissertação “O Filho do Homem” nos é revelado:
“Aquele que acredita no Filho de Deus e em suas palavras, tendo-as vivificado dentro de si, isto é, trazendo-as dentro de si na correta interpretação e agindo de acordo, evidentemente não precisa esperar pelo prometido Filho do Homem, pois este não lhe pode trazer outra coisa senão o mesmo que o Filho de Deus já trouxe.” – a Palavra Viva.






“Pressupõe-se aí, no entanto, que haja compreendido realmente as palavras do Filho de Deus e que não se agarre obstinadamente a tradições errôneas. Caso se tenha apegado em qualquer parte a erros não poderá concluir sua escalada até obter o esclarecimento que ficou reservado ao Filho do Homem, porque o limitado espírito humano, por si, não é capaz de se livrar do cipoal que envolve agora espessamente a Verdade.”

Portanto, na realidade, nenhum ser humano pode carecer da Palavra Viva, pois nenhum ser humano traz atualmente em si a compreensão sobre a Palavra do Filho de Deus de maneira totalmente correta, já que nenhum ser humano age, em todo o seu pensar e agir, de acordo com as Leis de Deus da forma como elas realmente são. Mas é natural que em uma pessoa que reconheceu corretamente em muitas coisas a Palavra de Cristo, vivendo segundo ela, o solo para a Palavra Viva de Imanuel já se encontra preparado, se ela, então, apenas se abrir de modo pleno a essa Palavra e se libertar de todas as opiniões pré-concebidas de um dogma que ainda lhe restringem; mesmo que seja também sua própria convicção errada sobre isso ou aquilo.
Essa preparação benéfica e favorável do solo espiritual interior para a atuação da Palavra Viva – como a Mensagem nos revela isso na dissertação “O Salvador” – pode até mesmo ser dada por uma pessoa que não conhece a Palavra de Cristo, mas que se esforça seriamente pela Verdade e pelo enobrecimento e já vive totalmente no sentido dessa Palavra. Pois também ele, através de seu esforçar-se e se movimentar espiritual ao menos parcialmente correto, cria irradiações para si, sobre as quais a Luz e a força da Palavra Viva podem e devem atuar beneficiadoramente, quando o atingem. E agora no atual Juízo tem de atingir cada ser humano, independentemente da confissão, religião ou convicção filosófica a que ele tenha pertencido até agora ou qual concepção do mundo ele criou para si.

A Palavra Viva de Imanuel pode, portanto, possibilitar a qualquer ser humano, através da força Divina nela latente, a ascensão para a Luz se ele se movimentar corretamente nas Leis Divinas e naturais e se ele moldar a Palavra de forma viva em seu pensar, falar e agir. Simples e singela é a exigência do Filho do Homem que diz que o ser humano tem de se movimentar espiritualmente para chegar ao Reino de Deus. Mas ela abrange tudo o que o ser humano tem de fazer para ascender à Luz, depois que a Mensagem lhe mostrou o caminho para lá em todas as suas particularidades.

A Mensagem do Graal, que a Luz Divina, a Força Divina primordial em Imanuel também formou como palavra humana, a fim de ser anunciada aos seres humano em uma forma compreensível.
Sempre de novo o Filho do Homem acentua a necessidade de não se deixar estarrecer a Palavra que ele revela como se fosse uma religião, mas sim assimilar o núcleo, o sentido da Palavra, pois a Palavra Divina é Vida Divina. A geração do movimento é, pois, uma conseqüência da Vida Divina e de sua irradiação, conforme a Lei da Criação.

“Reflita o ser humano” – assim nos é revelado (Dissertação:“O Que o Tem o Ser Humano de Fazer para Poder Entrar no Reino de Deus?” , Mensagem Original, 1931) – “se ele quiser entrar no reino do espírito ele tem evidentemente que ir até lá. Ele tem que ir, o reino não vem a ele. No entanto, este se encontra no ápice da Criação, é o próprio ápice.

O espírito humano, porém, encontra-se ainda nos baixios da matéria grosseira. Por isso certamente será compreensível a cada um que antes terá de percorrer o caminho desses baixios até às alturas almejadas, a fim de alcançar o alvo.” – – – –

O caminho para o Burgo do Graal é revelado pela Palavra Viva, tornando-o visível em todos os seus trechos. Trilhar, portanto, o caminho pressupõe de antemão um movimento, um movimentar-se espiritual. Se, porém o ser humano se movimentar corretamente, impulsionado pela força da Palavra Viva, a qual ele se abriu, então surgirá libertadoramente para ele o que o Filho do Homem, retirando o véu desses fenômenos espirituais de desenvolvimento, revelou:

“Felizes todos aqueles que se orientarem por ela, com os sentidos lúcidos e o coração aberto! Nela aprenderão, pois, a conhecer tudo isso na Criação, verão os degraus que seu espírito tem de se utilizar para a escalada a fim de ingressar no reino do espírito, no Paraíso.
Cada um individualmente encontrará nela o que ele necessita a fim de escalar para a Luz com as faculdades que ele possui.

Só isso dá vida, liberdade para a escalada, desenvolvimento das faculdades de cada um individualmente, indispensáveis para isso, e não apenas um jugo uniforme em dogma fixo, que o torna um escravo sem vontade própria, oprimindo o desenvolvimento autônomo e, com isso, não somente embaraçando a ascensão, mas, para muitos, destruindo-a totalmente.” – – –

A vida que pode ser chamada de agradável a Deus é, portanto, bem diferente do que foi pensado até agora. Bem mais bela, mais livre! É o situar-se corretamente na Criação, assim como vosso Criador deseja! É como quando se diz figuradamente: “pegar a mão de Deus, que Ele oferece aos seres humanos” –, oferece através da Palavra Viva que o Filho do Homem nos trouxe, através de sua força beneficiadora e movimentadora que o ser humano só tem que usar para si mesmo.

Em: 6 de Dezembro 1931 – por August Manz