O aprofundamento na Mensagem
Um caminho
para a plena
utilização
da Mensagem e
da vida
por André Fischer
A amplitude e o significado do tema aqui proposto
exigem uma reflexão precedente. O próprio autor se aprofundou no início do seu
trabalho em realidades, que já se encontravam de forma imperiosa diante de seus
olhos, quando ele começou sua obra “As leis da paz”. Essas foram três:
1. Cada ser humano e cada sociedade
precisa de um ponto firme, para assegurar o foco em um futuro construtivo;
2. Esse foco deve estar
incondicionalmente em harmonia com aquele pensar elevado, que rege
imperiosamente sobre a ordem universal gerada pelas leis da vida;
3. Todo esforço espiritual também
tem de ter em vista a construção de um caminho para a paz dos povos da Terra.
Esses três pensamentos correspondem às exigências básicas da
Mensagem. De maneira completamente clara, elas confirmam também o valor único
de seu conteúdo. Eles sublinham assim a necessidade de uma pesquisa cuidadosa
da Mensagem, a fim de que agarraremos também todos os auxílios que ela nos
oferece, para que possamos escapar da decadência geral e de suas consequências
assoladoras.
O Autor da Mensagem não cessou de exigir incisivamente o
aprofundamento em suas palavras, o que é estritamente necessário para a
utilização de seu conteúdo. Essa insistência fundamenta-se no fato, de que o
ser humano se tornou incapaz de ultrapassar os limites das palavras terrenas e
de assimilar o profundo valor espiritual que se encontra atrás delas, o qual,
pois, é o fundamental do auxílio trazido.
Inúmeros também são os leitores da Mensagem, que relatam a
respeito de sua grande dificuldade para mensurar a Mensagem em suas profundezas
e encontrar os valores que residem atrás das palavras. Como algo totalmente
insuficiente mostrou-se a leitura sempre repetida das dissertações, o que não é
apenas comprovado pelas muitas perguntas não respondidas, mas também pelo
evidente enrijecimento referente à renovação espiritual exigida e à elevação do
atuar humano.
Não hesitemos mais diante da pergunta principal, que talvez cada
leitor sincero já fez pelo menos uma vez para si:
Como acontece, na verdade, o aprofundamento na
Mensagem?
Caro leitor, não leia
adiante agora e detenha-se primeiramente nessa questão, para respondê-la por si
mesmo!
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Caso o leitor não tenha encontrado nenhuma resposta clara e
inequívoca, se, portanto, não conhece nenhum caminho para o aprofundamento na
Mensagem, então, ele tem que se lembrar que Abdrushin mesmo mencionou um método
bem exato para o aprofundamento em sua Mensagem, uma indicação que infelizmente
não é reparada por muitos leitores superficiais.
O trecho referido desta indicação bem clara encontra-se no
início da dissertação “Fios de
luz sobre vós”. Ele diz:
Juntai agora uma vez as dissertações, que dei nas
últimas semanas a respeito do enteal e do ambiente mais próximo do ser humano
terreno, nas quais falei do ondular e tecer, pelo qual estais constantemente
rodeados, e procurai contemplar os acontecimentos nelas mencionados, reunidos,
como um só quadro.
Nem é tão difícil assim. De maneira bem rápida e
facilmente podereis reconhecer nisso as conexões entre si e com vós próprios.
Colocai agora, uma vez, como em um jogo de armar, tudo em movimento em vossa
capacidade de imaginação, primeiro nos efeitos isolados em diversas direções, um após o outro, e por fim agindo conjuntamente um dentro do
outro, e vereis com
que clareza com o tempo o quadro desenrolar-se-á de modo vivo perante vós.
[...]
Não poupeis esforços
para tanto, advir-vos-á rica recompensa disso, que ninguém vos poderá diminuir.
E quando afinal tiverdes o quadro móvel diante de vós, então acrescentai ainda
algo, que lhe dê um remate e uma moldura, que seja digno ao quadro.
Quem reconheceu essas indicações e as utilizou, também para
outros locais da Mensagem, este aprendeu a valorizar este método! Ele diz de
forma bem clara, que devemos primeiramente averiguar a parte individual, que
devemos investigar “em diversas direções”, indo da parte individual para o todo,
para o conjunto. Também o tempo deve co-participar, igualmente a capacidade de
imaginação.
Não procuremos censurar de novo, agora, um tal aprofundamento
planejado como intelectualismo! Abdruschin o recomendou aqui expressamente e,
além do mais, a própria Criação é de fato uma realidade que surgiu por meio de
um planejamento o mais elevado!
Trata-se, portanto, de seguir um método simples e natural, o
qual permite uma penetração gradativa nas profundezas do sentido universal das
palavras da Mensagem.
Devemos confessar que cada método exige uma co-participação do
intelecto, o qual procede de forma mais analítica do que global. E é totalmente
indiscutível, que em relação ao conteúdo espiritual da Mensagem cada esforço
por aprofundamento tem de estar incondicionalmente sob o contínuo controle da
intuição espiritual.
De maneira nenhuma devemos tomar de forma leviana esta condição
especialmente importante! Em tudo o que foi encontrado no aprofundamento apenas
deve ser reconhecido como válido e aceito aquilo, que a intuição confirma sem
reserva! Uma garantia da legitimidade de uma verdade é sempre dada no momento
em que ela nos faz Deus parecer de forma ainda mais sublime, e nossos deveres
de forma ainda mais severa!
Este teste pode ser aplicado facilmente em cada método de
aprofundamento, bem como também em cada acontecimento da vida!
*
O que se segue propõe, então, um exercício prático de
aprofundamento na Mensagem. Ele se refere a uma única sentença, contudo,
poderia se referir igualmente apenas a uma única palavra, ou a um parágrafo ou
a uma dissertação inteira.
A frase proposta – na
verdade apenas parte de uma frase – localiza-se na dissertação “30 de Maio
de 1935 (O Sacrifício)”. Ela diz:
“Tenho a ordem,
de não vos facilitar
nada!”
Também aqui é
solicitado a você, caro leitor, que primeiramente forme a sua própria concepção
a respeito desta frase! Tome o tempo que para isso for necessário!
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A frase nos deixa talvez algo surpresos! Ela parece querer
desencorajar aquele que procura, enquanto que, por outro lado, o autor afirma
centenas de vezes que a Mensagem é dada como um auxílio para a salvação das
criaturas humanas! O que significa afinal nossa frase? Há aí uma contradição?
Faz-se, então, necessário aqui um aprofundamento esclarecedor!
Com essa finalidade, procuremos simplesmente pesquisar as mais
importantes palavras dessa frase algo estranha! Veremos então a seguir, para
onde esse método totalmente natural terá nos guiado.
☸
Comecemos com a palavra “nada”
Aqui só pode se tratar do verdadeiro sentido da nossa própria
vida, da finalidade da encarnação de nosso gérmen espiritual em um corpo de
matéria grosseira.
A finalidade principal de nossa existência, a nossa missão
principal, portanto, reside no despertar e no tornar pessoal esse gérmen e, na
verdade, através de uma série de vivências, que devem levar aos seguintes
resultados:
1. A conquista da autoconsciência,
do saber a respeito da construção da Criação e do reconhecimento das leis no
âmbito da vida do ser humano;
2. O desenvolvimento da capacidade
da intuição, do querer e do agir;
3. O desenvolvimento gradativo das
virtudes: da humildade, da retidão na ética, do cumprimento do dever, do amor
ao próximo, da gratidão para com Deus;
4. O domínio dos meios para servir,
com a finalidade de uma participação útil no mais elevado desenvolvimento da
Criação.
Estas breves indicações nos dizem mais do que o
suficiente de que se trata de um trabalho sério, o qual exige tempo, paciência
e ordem, também perseverança e muito esforço.
Resumindo, podemos
dizer que o “nada” da frase, na qual estamos nos aprofundando, refere-se ao
amadurecer do espírito humano, ao seu co-atuar ativo na obra de elevação
da Criação.
Comecemos com a palavra “nada”
Aqui só pode se tratar do verdadeiro sentido da nossa própria
vida, da finalidade da encarnação de nosso gérmen espiritual em um corpo de
matéria grosseira.
A finalidade principal de nossa existência, a nossa missão
principal, portanto, reside no despertar e no tornar pessoal esse gérmen e, na
verdade, através de uma série de vivências, que devem levar aos seguintes
resultados:
1. A conquista da autoconsciência,
do saber a respeito da construção da Criação e do reconhecimento das leis no
âmbito da vida do ser humano;
2. O desenvolvimento da capacidade
da intuição, do querer e do agir;
3. O desenvolvimento gradativo das
virtudes: da humildade, da retidão na ética, do cumprimento do dever, do amor
ao próximo, da gratidão para com Deus;
4. O domínio dos meios para servir,
com a finalidade de uma participação útil no mais elevado desenvolvimento da
Criação.
Estas breves indicações nos dizem mais do que o
suficiente de que se trata de um trabalho sério, o qual exige tempo, paciência
e ordem, também perseverança e muito esforço.
Resumindo, podemos
dizer que o “nada” da frase, na qual estamos nos aprofundando, refere-se ao
amadurecer do espírito humano, ao seu co-atuar ativo na obra de elevação
da Criação.
☸
Tomemos a palavra “fácil”!
Por que e em que
reside o difícil de nossa missão da vida, a qual não deve ser facilitada?
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Nós vimos anteriormente que o peso real do trabalho
que nos foi incumbido reside principalmente no esforço sério e duro, o qual é
totalmente imprescindível e que deve ser realizado em cada momento de toda
nossa vida. Trata-se, pois, da vitória sobre a indolência originária do gérmen
espiritual e de seu pendor por comodidade, também sobre o orgulho que volta
sempre de novo, sobre sua fraqueza em relação às alegrias da vida terrena e, em
especial, sobre a sobrecarga do carma, ou seja, as conseqüências das próprias
faltas e erros!
Tudo isso já não é suficientemente difícil? Por que
dificultar ainda através do saber, que em nada nos deve ser facilitado?
A verdadeira resposta a essa delicada pergunta soa: Em
geral, o ser humano aplica toda sua força do querer e do agir somente
quando ele
se encontra diante
de uma extrema dificuldade!
O ciclista só aplica seu extremo esforço, quando uma
subida forte o obriga a isso! Assim, o espírito humano tem que encontrar uma
parede quase que intransponível, para animar-se realmente para a ação! Este é,
portanto, o motivo que leva o Autor da Mensagem a não nos facilitar nada, já
que do contrário o ser humano se deleitaria na funesta ilusão de que o caminho
seja fácil e sem problemas!
Em resumo: O ser humano só enfrenta realmente
as dificuldades de sua conscientização pessoal e de sua ascensão espiritual, se
ele for obrigado a isso pela pressão extrema das circunstâncias! Como regra de
vida, portanto, vale para nós: Devemos aceitar, enfrentar e vencer
corajosamente as dificuldades que são colocadas em nosso caminho!
☸
Prossigamos agora com a palavra “fazer”!
Essa terceira palavra
nos leva à questão: “Como Abdrushin faz, para que o caminho não se nos torne
demasiadamente fácil?”
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V. Sª. já deve ter vivenciado algumas coisas a tal
respeito, caro leitor! Já a obrigação para ler o abrangente livro da Mensagem
não é de forma alguma uma facilitação, e algumas pessoas que são mui fracas em
sua vontade, apesar do reconhecimento da sublimidade do que é oferecido,
interromperam a leitura e, com isso, desistiram de sua ascensão espiritual!
Agora, acresce-se a isso a necessidade da reflexão
cuidadosa sobre bem novos fenômenos da vida que nos são concernentes, o
decifrar de frases bem longas, que nos obrigam a ampliar o pensar, a fim de
abranger um horizonte mais amplo. Então, temos que reunir os esclarecimentos,
divididos em várias dissertações, para que cheguemos a um quadro geral
uniforme! Também o vocabulário utilizado em algumas coisas é novo, e alguns
esclarecimentos só são mencionados vagamente, deixando a complementação para
nós próprios!
A estas numerosas e estimulantes exortações, para que
nós próprios nos esforcemos, o autor associa outras tantas regras ou objetivos
espirituais, os quais ele nos impõe: como a conservação pura do foco dos
pensamentos, o dever de sempre fazer tudo por completo, naturalmente também o
mandamento de aprofundar-se na Mensagem, a fim de encontrar os necessários valores
e forças para tornar-se pessoal!
A seguir, é necessário ouvir sempre a voz da
intuição e obedecer sempre à condução espiritual, também estabelecer para si um
alvo de vida mais elevado, aceitar as conseqüências cármicas do nosso atuar,
reparar o que fizemos de errado e, por fim, assumir toda a amplidão de nossa
responsabilidade, portá-la e cumpri-la com dignidade.
No entanto, estes
apelos da Mensagem devem ser ouvidos apenas oportunamente. Não, algumas
dissertações, indiferente de qual tema elas tratam, estão cheias de tais
exortações e exigências, de tão empenhado que o autor se encontra, para
mostrar-nos sempre e sempre de novo a profunda seriedade de nossa missão, antes
de nos conceder então um raio de esperança animador!
Resumindo, podemos dizer que Abdrushin até mesmo multiplica as
exortações, mandamentos e prescrições, tão duros e desagradáveis eles possam
parecer. É-lhe importante, que estes coloquem nossa vontade sob pressão, para
por em movimento nossa vida espiritual interior!
☸
Aprofundemo-nos por fim ainda na palavra “mandamento”.
Por que e por quais
motivos o autor da Mensagem recebeu “o mandamento” de não nos facilitar nada
demasiadamente?
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Poderia esse “mandamento” provir de algum outro lugar,
do que do próprio Deus? A utilização da palavra “mandamento” só pode fortalecer
essa suposição. Bem como também, ao mesmo tempo, a extrema seriedade da
situação, em que a humanidade terrena atual se encontra.
O atraso do nosso desenvolvimento é de tal forma
catastrófico, que não mais somos capazes de por meio da própria força, tomar
novamente o caminho do ser humano rumo ao alto, portanto, através da observação
de nossa dignidade, através do amor pelo que é bom, através da obediência que a
criatura deve ao Criador!
Nós necessitamos o auxílio
da pressão exterior!
Isso não honra o ser humano! Temos pelo menos que
conseguir aceitar a dificuldade do caminho, já que ela é o último recurso capaz
de levar-nos à movimentação e ao desenvolvimento!
Também devemos compreender que o desenvolvimento é o
único caminho para nossa sobrevivência, pois os danos que causamos à Criação e
a degeneração do ser humano merecem, em suma, a exclusão da humanidade para
fora da existência!
Se o próprio Deus nos deu o mandamento da severidade e
ainda continua a mostrar-nos o caminho para a salvação, então, isto é uma graça
inestimável para aqueles, que se aprumam, a fim de caminharem novamente rumo às
alturas.
Reflitamos, porém,
também que todo o auxílio não serve unilateralmente apenas ao bem da Criação,
pois a sobrevivência do ser humano deve lhe trazer a mais elevada felicidade:
A ilimitada
alegria do atuar
na irradiação paradisíaca
da Luz de Deus!
Serve, portanto, para o proveito do mais elevado
bem-estar do ser humano, que deva ser recorrido à extrema severidade e
dificuldade do caminho, uma exacerbação, certamente, a qual, porém, está
igualmente acompanhada de fortes auxílios. Eles se encontram bondosamente à
disposição de cada um que quer empregar um esforço sincero para modificar-se e
inserir-se novamente na ordem universal.
O que está em jogo,
não é apenas a retomada do desenvolvimento da Criação que fora interrompido,
mas, além disso, também a sobrevivência e a felicidade eterna do espírito
humano. Tudo o que foi e é feito para ele, em especial por Abdrushin, deve
estar cada vez mais claro diante dos nossos olhos como um incomensurável ato de
amor oriundo do coração do Criador!
☸
O que V. Sª. acha, então, da tentativa empreendida
para aprofundar-se em uma frase da Mensagem? Parece à V. Sª. que a tentativa
seja válida?
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Se V. Sª. lê ou ouve agora essa frase, não vibra nela
bem mais do que anteriormente? Com mais amplidão, maior significado e maior
força? Não devemos ao nosso trabalho a conscientização de que detrás dessa uma
frase se apresenta todo o panorama do destino terrenal e espiritual do ser
humano?
Se V. Sª. percebe essa modificação, então, realmente
alcançamos um aprofundamento na Mensagem, ao qual devemos novos
reconhecimentos, os quais, todos, servem para ampliar o pensar, para a elevação
do nosso comportamento e para o enriquecimento de nosso espírito num
agradecimento vivo a Deus!
☸
Agora, levanta-se a seguinte e não menos importante
questão:
A escolha das palavras examinadas foi casual?
Ou há, atrás disso, um caminho oculto,
um método próprio para o aprofundamento?
Será que V. Sª. já
percebeu do que se trata ou isso lhe permaneceu oculto?
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Então, juntemos agora, uma vez, as palavras examinadas
com seu profundo sentido:
· “nada” refere-se ao
principal mandamento do ser humano;
· “fácil” refere-se à
dificuldade do nosso trabalho que nos foi imposta;
· “fazer” refere-se aos
meios de pressão utilizados;
· “mandamento” refere-se ao
auxílio do amor.
O que fizemos para encontrar todas essas relações? Na verdade
seguimos a indicação de Abdrushin citada na dissertação “Fios de luz sobre
vós”, que nos aconselhou a olhar em diversas direções!
As direções, seguidas
pelo nosso pensar, não são aquelas da Cruz isósceles da Verdade, que irradia os
quatro princípios fundamentais de qualquer construção:
Ø o princípio do que é dirigente,
Ø o princípio do que é ordenador,
Ø o princípio do que é mediador,
Ø o princípio do que é
doador?
Estes quatro princípios são fundamentais para a formação,
existência e florescimento de todo empreendimento, quer seja algum trabalho
profissional ou doméstico, uma empresa, um estudo, uma política nacional, sim,
o Universo inteiro. Eles se referem, correspondentemente, ao que é dirigente(braço superior), ao
que é ordenador nas regras e leis correspondentes
(braço inferior), ao que émediador, ou seja, os meios necessários de
qualquer espécie (braço esquerdo), e ao que é doador,
que, em amor, desempenha a ação desejada e leva-a a frutificar (braço direito).
O cumprimento dessas quatro diretrizes principais, na
compreensão e na execução de cada trabalho, garante a relação correta para com
a realidade, a ordem auxiliadora, as bases indispensáveis e a execução para o
bem da coletividade.
Isso vale em especial para o aprofundamento na Mensagem. Seu
ensinamento universal, oriundo das altitudes da Luz, engloba a construção e os
fenômenos vivos na Criação, os quais, todos, originaram-se na Cruz da Verdade e
por ela são vivificados. A aplicação dos princípios desta Cruz isósceles
poderia, por isso, ser o caminho mais seguro para o aprofundamento na Mensagem
e para a descoberta da amplitude, da vivacidade e da verdade atrás e sobre as
palavras!
Nós o vivenciamos em uma de suas frases, a qual, no início,
parecia-nos estranha, mas que agora se encontra diante de nós com plena
clareza, após termos conseguido decifrá-la com o auxílio dos princípios
construtivos da Cruz. Esse método de aprofundamento e de pesquisa deixa-se
aplicar igualmente sobre um conceito individual da Mensagem, bem como também
sobre um parágrafo, uma dissertação inteira e sobre a própria Mensagem. Ele
sempre nos permite descobrir aquilo que é determinante, os elementos
integrantes, as leis, as associações, a vida, o sentido, a aplicação dos
fenômenos da vida, sim, tudo o que temos de conhecer, se quisermos assegurar e
cumprir nossa caminhada ascensional e nosso servir na Criação.
Há, por isso, o chamamento urgente, para utilizar este método!
Também isso não será fácil de início, mas com certeza o será depois de um tempo
de aprendizado necessário. Quem se esforçar seriamente por isso, para
reconhecer as maravilhas da vida com base nos princípios, dos quais ela surgiu,
este chega, com toda a certeza, ao pleno aproveitamento da Mensagem e da vida.
Será que pode haver um caminho mais elevado para a adoração do Criador?
Depois de termos
examinado profundamente essa uma frase da Mensagem, o que nos levou a um
panorama bem amplo do acontecimento mundial, podemos extrair disso esse
ensinamento:
A vida não é de forma alguma
uma energia solta,
mas, sim, uma força
em tensão constante e
absoluta!
Essa tensão energética, que é una com as leis universais,
vivifica o grande circular das irradiações na Criação e provoca o constante
desenvolvimento contínuo para o aperfeiçoamento de seus habitantes, numa beleza
cada vez maior, numa felicidade cada vez mais reluzente! A participação
consciente nessa maravilha permanente, é isso o que está em jogo para a
humanidade desencaminhada.
Quem chegar ao reconhecimento consciente desta séria situação,
também adquire a convicção da presença real e permanente da elevada vontade do
Criador, em todos os lugares e em todas as coisas.
O caminho assim mencionado não é, de forma alguma, uma coisa do
estudo, do dinheiro ou de uma vocação extraordinária, mas, sim, apenas uma
questão de abrir-se para aquilo que é maior do que a criatura humana. O caminho
está amplamente aberto a cada um, desde que ele tenha conservado sua qualidade
e dignidade como ser humano ou a tenha reconquistado.
Toda a esperança na realização das elevadas promessas nos é
permitido, desde que cada um tenha a coragem de caminhar adiante e rumo ao
alto, para o bem da paz, da vida e da sagrada obra de Deus! A plena assimilação
do elevado conteúdo espiritual da Mensagem, em seu contínuo aprofundamento, é a
condição indispensável para tanto.
☸☸☸
17/18.07.1997
Por que a Verdade
é tão difícil
de ser reconhecida,
de se aprofundar nela,
de utilizá-la?
.................................................................................................................
☸☸☸